Pedido de Música
Zé Alexanddre, vencedor do programa 'The Voice +', irradia calor no single duplo 'Procura' Skip to main content

Breaking News

[tdnewsticker][label=Podcast][posts=8]

Zé Alexanddre, vencedor do programa 'The Voice +', irradia calor no single duplo 'Procura'


♪ Em 1991, Zé Alexanddre compôs blues, Procura, em que versa sobre amor pressentido, ainda à espera de ser concretizado. Decorridos 30 anos, o cantor e compositor carioca tirou Procura do baú e mostrou esse blues ao produtor musical Torquato Mariano, entre outras cerca de 100 composições.

Torquato logo elegeu Procura para ser o destaque e o título do single duplo que Zé Alexanddre lança em 3 de dezembro, em edição da Universal Music, com capa que expõe foto do artista sobre arte de Marcos Senna.

Se Procura seria o lado A do single, caso o mercado fonográfico brasileiro ainda estivesse na era física dos antigos compactos simples, o lado B seria a balada de alma soul Deixa a porta aberta, parceria de Zé Alexanddre com Torquato Mariano letrada por Altay Veloso.

Primeiro disco de Zé Alexanddre desde a participação do cantor na primeira edição do programa The Voice + (TV Globo, 2021), do qual se sagrou vitorioso, o single duplo Procura chega ao mundo digital com a missão manter o artista sob os holofotes.

Embora já contabilize mais de 40 anos de carreira, iniciada em Brasília (DF) na década de 1970, Zé Alexanddre alcançou somente breve período de visibilidade nacional em trabalhos feitos com o parceiro e amigo Oswaldo Montenegro, com quem defendeu a valsa Bandolins em festival exibido em 1979 pela TV Tupi e com quem viajou pelo Brasil na década de 1980 como músico da banda de Montenegro.

Nesse sentido, o single Procura funciona como um disco de recomeço para o cantor de 64 anos após a projeção no programa The Voice +.

Aliás, foi a partir da participação no reality musical que Zé Alexanddre se conectou com Torquato Mariano e convidou o guitarrista para fazer a produção musical e os arranjos desse bom disco que simboliza a nova fase do cantor.

A música-título Procura realmente faz jus ao destaque como faixa-foco. Na gravação desse blues, é possível detectar o calor do canto do intérprete, inclusive nas partes faladas.

A quentura da voz é potencializada pelo exuberante arranjos de metais orquestrados pelo trompetista Jessé Sadoc e tocados pelos músicos Danilo Sinna (sax alto), Gesiel (trompete), Jorginho Trumpete (trompete), Levi Chaves (sax barítono), Marcelo Martins (sax tenor), Rafael Rocha (trombone) e Wanderson Cunha (trombone), além do próprio Jessé Sadoc (trompete).

Valorizada pela hábil mixagem do engenheiro de som e produtor musical Moogie Canazio, a pulsação dos metais faz o registro de Procura ganhar progressiva intensidade, acompanhada pelo canto de Zé Alexanddre.

Já Deixa a porta aberta é balada soul de menor envergadura que irradia menos calor, inclusive por conta dos triviais versos românticos da letra escrita por Altay Veloso. Faltou o toque de originalidade que havia nas canções de Cassiano (1943 – 2021), mestre e gênio do soul brasileiro.

Ainda assim, o single duplo Procura – gravado no Malibu Studios – é bom cartão de visitas para quem conheceu Zé Alexanddre somente no The Voice +.

 

Postar um comentário

0 Comentários