Pedido de Música
Disco de vinil bateu recorde de vendas em 2021 impulsionado por jovens Skip to main content

Breaking News

[tdnewsticker][label=Podcast][posts=8]

Disco de vinil bateu recorde de vendas em 2021 impulsionado por jovens


2021 marcou o retorno definitivo do disco de vinil a lista dos mais vendidos. Já há alguns anos a procura pelos bolachões é crescente, mas o ano que acabou de terminar trouxe números e ações que consolidaram de vez a volta do vinil.
Segundo a BPI (Britsh Phonographic Industry) o formato vinil registrou o maior número de vendas em 30 anos. O aumento real no consumo do formato é de 8%, comparado à 2020. São mais de 5 milhões de discos de vinil vendidos em 2021, que é o 14º ano consecutivo de aumento.

A marca reforça a ideia de que o apelo comercial do vinil está cada vez mais forte. E são os jovens da Geração Z que impulsionam as vendas – definitivamente o vinil não ganhou o rótulo de cringe nem entrou para a lista de objetos cheugy.

O engraçado é que o vinil surgiu ainda no século 19, sendo comercializado desde 1877. Durante os anos de 1990 e 2000 ele perdeu o protagonismo para o CD e DVD, mas agora voltou a ser o queridinho dos fãs e, junto com as plataformas de streaming, é a principal forma de ouvir música.

Gravadoras e artistas impulsionam as vendas de vinil

As gravadoras e os grandes artistas também tiveram um papel importante nesse processo de retorno do vinil. Campanhas que trouxeram lançamentos exclusivos de álbuns e reedições históricas de discos de sucesso ajudaram a impulsionar as vendas.

Olivia Rodrigo, por exemplo, é uma das maior estrela da música pop atualmente e vendeu 80 mil cópias de vinil de seu disco de estreia Sour e foi diretamente para o topo da Billboard 200, que avalia o desempenho comercial dos álbuns.

No Brasil, a Polysom, contribuiu bastante para o ressurgimento do vinil. A gravadora e fábrica de discos  vem regravando pérolas nacionais e internacionais em seu catálogo de artistas dos mais variados gêneros musicais.

Um exemplo é a coleção Clássicos em Vinil, pela qual a Polysom tem colocado no mercado uma nova leva de discos clássicos e até trazendo pela primeira vez no formato alguns álbuns lançados nos últimos anos. A cantora Marisa Monte, por exemplo, já teve alguns álbuns relançados pela coleção – e o objetivo é relançar todo o catálogo da cantora em vinil.

Para 2022, a expectativa é que o crescimento se fortaleça e o vinil ganhe ainda mais espaço no mercado.


 

Postar um comentário

0 Comentários