Pedido de Música
Dudy Cardoso, compositor parceiro da banda Biquini Cavadão, morre aos 39 anos Skip to main content

Breaking News

[tdnewsticker][label=Podcast][posts=8]

Dudy Cardoso, compositor parceiro da banda Biquini Cavadão, morre aos 39 anos


♪ OBITUÁRIO – Em 2007, quando a banda Biquini Cavadão estava em estúdio dando forma ao álbum Só quem sonha acordado vê o sol nascer, Álvaro Birita (bateria), Bruno Gouveia (voz), Carlos Coelho (guitarra) e Miguel Flores da Cunha (teclados) aceitaram a sugestão do produtor musical Tadeu Patolla e gravaram Antes do mundo acabar, música então inédita de autoria de compositor jovem e promissor.

A música iniciou a amizade e a bem-sucedida parceria do grupo carioca com Dudy Cardoso (5 de junho de 1982 – 6 de abril de 2022). Composta por 14 músicas, essa parceria se encerra precocemente hoje com a morte de Dudy Cardoso, a dois meses de completar 40 anos, em decorrência de câncer renal que gerou metástase.

A morte do artista foi anunciada em rede social por Adriana, companheira de Dudy. “Estamos muito abalados”, resume Bruno Gouveia, vocalista do Biquini Cavadão.

Dudy Cardoso (à direita) com a banda Biquini Cavadão em 2013 — Foto: Renato Fabião / Divulgação

Dudy Cardoso (à direita) com a banda Biquini Cavadão em 2013 — Foto: Renato Fabião / Divulgação

Foi a partir da parceria com o Biquini Cavadão que Dudy Cardoso ganhou progressiva visibilidade na carreira de cantor e compositor.

De volta em 2005 para a cidade natal de São Paulo (SP) após período vivido em Ribeirão Preto (SP), cidade onde vencera festivais locais e se iniciara no estudo do violão erudito, o artista lançou os discos Bela imperfeição (2012), Ao vivo na RaMo (2013) e Multiverso (2019) – com obra situada entre o reggae, o rock e blues – enquanto desenvolvia a parceria com o Biquini Cavadão.

Com a banda, Dudy compôs músicas como Roda gigante (Álvaro Birita, Bruno Gouveia, Carlos Coelho, Miguel Flores e Dudy Cardoso, 2013), Um rio sempre beija o mar (Álvaro Birita, Bruno Gouveia, Carlos Coelho, Miguel Flores e Dudy Cardoso, 2017), Soltos pelo ar (Álvaro Birita, Bruno Gouveia, Carlos Coelho, Miguel Flores da Cunha e Dudy Cardoso) e Colhendo flores (Álvaro Birita, Bruno Gouveia, Carlos Coelho, Miguel Flores e Dudy Cardoso, 2021).

A parceria de Dudy Cardoso com o Biquini Cavadão resultou tão afinada que, no 16º álbum da banda, As voltas que o mundo dá, o compositor foi coautor de cinco das 12 músicas.

Como o mundo dá voltas inesperadas, Dudy Cardoso – nascido um ano antes da formação do Biquini Cavadão em 1983 – sai de cena aos 39 anos para tristeza de todos os que conviveram com o artista dentro e fora da esfera profissional.

 

Postar um comentário

0 Comentários